Memória e Imaginação

Coleção Fundamentos Para a Educação

Elvira Souza Lima

 

Memória e imaginação são continuamente utilizadas na vida cotidiana, principalmente, para o planejamento de ações diárias e para a solução de problemas. Ambas participam dos processos de tomada de decisão. A imaginação cria condições de aprendizagem, enquanto a memória possibilita a aprendizagem.
 

As práticas culturais da infância têm a função de formar estruturas na memória da criança, bem como, através do exercício da função simbólica, acumular acervos de memória necessários para a formação da pessoa, sua identidade e sua inserção no meio social. Paralelamente, as vivências culturais constituem possibilidades de exercício da imaginação e, muitas vezes, de realização de ações criativas. Inserem-se aí as festas, os rituais, as celebrações, os festivais.

A relação entre imaginação e memória tem sentido duplo: a base para o funcionamento da imaginação são os elementos que estão contidos na memória e o próprio funcionamento da imaginação desenvolve a memória. Através do processo imaginativo, vários elementos da memória são evocados e novas mediações semióticas são realizadas.

© 2020 Inter Alia. Todos direitos reservados

INTER ALIA COMUNICAÇÃO E CULTURA

CNPJ 09043344000152 

RUA PASCHOAL SCAVONE 640, JARDIM SANTA ROSA - ITATIBA SP 13255370

 

Politica de Compras e Troca:

Envio por Correio Registrado geralmente em 3 a 5 dias

Troca sem custo adicional por defeito de exemplar